domingo, 15 de julho de 2007

Aderbal Ramos da Silva [ao centro], dentro da redação de O Estado, com o então governador Esperidião Amin. À esquerda, o editor-chefe do jornal e biógrafo de ARS, jornalista Luiz Henrique Tancredo. Não tenho a data em que a imagem foi registrada nem o nome do fotógrafo. Amin governou o Estado entre 1983 e 1987. Aderbal morreu em fevereiro de 1985. Logo, não é difícil estimar a data.

Lições de política [1]

Para encerrar a página com Aderbal Ramos da Silva no Brazil, Capital Desterro [O Estado, 14 de maio de 1976], selecionei alguns trechos interessantes para a degustação dos caros leitores. Depois de morar quatro anos no Rio de Janeiro, onde cursou a Faculdade de Direito, o jovem ARS voltou à Ilha de Santa Catarina em 1932 e foi trabalhar no escritório de seu tio, Nereu Ramos. O ambiente – a família era apaixonada pela atividade política – acabou conduzindo Aderbal ao destino inevitável: candidatou-se a deputado estadual em 1934, sendo vitorioso. Ele contou no depoimento a Elaine Borges, Murilo Pirajá Martins, Luiz Paulo Peixoto e Rômulo Coutinho de Azevedo:

– Os arquivos destas eleições estavam depositados no antigo prédio da Assembléia que, como é do conhecimento geral, sofreria, anos depois, o fenômeno da combustão espontânea. Foi realmente lamentável não terem tido o cuidado de retirar os documentos antes do incêndio. Iniciei ali uma carreira que não terminou até hoje [1976], a de político, apesar de estar há muitos anos fora de qualquer cargo público. Política para mim é uma coisa muito séria. Uma atividade fundamental. Fazer política, na minha opinião, é participar da vida da comunidade, é participar efetivamente, é manter um diálogo permanente com o povo. Acho que todos deveriam participar da política. Entre os empresários, principalmente os daqui de Santa Catarina, é muito raro qualquer interesse por política. Eu lamento muito isto porque é uma pena que haja tanto alheamento. Os jovens, os estudantes, costumam criticar muito os governos. Eu acho que isto é uma coisa própria da juventude. Mas não seria melhor se, ao invés de criticar, procurassem construir? Fala-se mal dos partidos. Por que não entrar neles e transformá-los?

– Em 1945, com o fim do Estado Novo, surgiram os partidos nacionais e ajudei a fundar o PSD. A UDN também é dessa época. Aliás, é bom lembrar que ambos resultaram da união de forças que já existiam latentes desde muito antes, antes mesmo de 1930. Vieram as eleições e fui eleito deputado à Assembléia Nacional Constituinte. Assinei a Constituição de 1946, como já havia assinado a estadual de 1935.
Fiquei só um ano como deputado.
A 19 de janeiro de 1947 fui eleito governador. Governei até 1951, mas passei um ano afastado de meu mandato para tratamento de saúde.
Meu governo foi tranqüilo. Dutra era o presidente e o país vivia em calma. Do Palácio, realizei algumas coisas que acho importantes, principalmente para Florianópolis. Tenho orgulho de ter dado água e luz para a cidade, numa época em que os racionamentos eram constantes. As crianças estudavam à luz de velas ou lampiões, imaginem. Foram assim resolvidos dois problemas realmente graves. Florianópolis ainda era encantadora na época. Eu sou um enamorado da cidade, mas agora estou vendo ela com olhos diferentes. Está tudo muito tumultuado, os terrenos supervalorizados pelas imobiliárias, tudo ficando estrangulado. Antes não havia muita diversão, havia poucos cinemas, e a idade também ajudava, é claro. No meu tempo de governo, eu costumava caminhar pelas ruas, sentava-me nos bancos do jardim, tomava cafezinho com os amigos, recebia no Palácio quem quer que quisesse conversar comigo. Eu não precisava do ordenado de governador e mandava distribuir esse dinheiro entre os pobres.
No final de cada mês, o Palácio mais parecia um pátio de milagres. Hoje tudo está muito diferente, é natural.
– Eu me considero um homem alegre, gosto de conversar, contar anedotas, tenho facilidade de comunicação e acho que isto foi a base principal de meu êxito na política. Posso dizer com orgulho que de 1945 a 1970 não perdi nenhuma eleição em Florianópolis. Não pessoalmente. Mas, bem ou mal, eu era o líder. Acho que estas qualidades, esta espontaneidade, são características de todos os povos litorâneos. É só ver a diferença entre São Paulo e Santos, entre Curitiba e Paranaguá. Todo povo litorâneo é bom, aberto, comunica-se bem. Deve ser mesmo o mar. Eu gosto do mar. Certa vez um matuto do interior bateu às portas do Palácio dizendo querer falar comigo. Ele entrou no meu gabinete e eu disse: "Senta aí e me conta o que é que há". Ele então falou que tinha um processo sobre terras que estava demorando muito para ser despachado. Chamei o responsável pelo setor ali, na mesma hora, na frente dele. Quando ele saiu, chamou um dos funcionários e disse: "Me dá um retrato do moço". Um político não pode ser uma pessoa fechada.
Em 1954, candidatei-me ao meu último cargo eletivo. Novamente para deputado federal. Mas não cumpri todo o mandato. Dois anos depois pedi licença e nunca mais me candidatei. Eu não consegui mais viver no Rio de Janeiro. É uma vida agitada demais.

– Dizem que eu faço parte de uma oligarquia. Isto é uma fatalidade. Na verdade, sou fundamentalmente um político. Um político deve ter liderança. Liderança que não poderá nunca ser horizontal, ela tem que ser vertical. Um político não pode ser omisso, dúbio reticente, indiferente. Nunca pode ficar em cima do muro. E deve ter estrela, estrela que funcione. Liderança não se divide com ninguém. Política, repito, é diálogo, o que é um comício se não um diálogo em praça pública? Sei que devo ter errado muitas vezes, mas se errei foi sempre na escolha de homens. Estas foram as minhas grandes decepções: as deslealdades, as fugas ao compromisso, a irresponsabilidade.
É interessante notar que estas decepções só as tive no primeiro escalão. Os humildes sempre me foram leais e honestos.


Observação – O depoimento tem outros trechos, relativos à vida pessoal e ao convívio com amigos. Mas para quem quiser conhecer a biografia completa desse líder político catarinense, há o livro do jornalista Luiz Henrique Tancredo, editado pela Insular em 1998. É uma obra alentada, fundamental para a compreensão da história catarinense no século 20.

Nenhum comentário: