segunda-feira, 23 de julho de 2007

Salvação

Em muitas rodas florianopolitanos a discussão dos amigos e conhecidos é centrada num assunto: concursos públicos. Conheço pelo menos uma dezena de pessoas que estão se dedicando com afinco ao estudo para realização das mais diferentes provas. Acham que é uma saída para suas vidas. Uma amiga largou tudo há dois meses e está fechada em casa, se preparando. Vai passar. Tem mais de 40 anos e cansou de "correr atrás da máquina". Quer estabilidade, vale-refeição, vale-transporte, seguro total, convênios de saúde e outras vantagens.
Não questiono ninguém que tenha esse tipo de determinação. Mas temo que no longo prazo muitas dessas pessoas acabem se "encostando" na boquinha e prejudicando a imagem geral que se tem do serviço público. O lado positivo, no meu entendimento, é que esses pretendentes a cargos públicos pelo menos estão se submetendo aos exames necessários. Não entram pela janela, como os mais de 10 mil comissionados que o Governo Federal mantém - com o nosso dinheiro - há quatro anos e meio.

Um comentário:

Anônimo disse...

Qualquer indivíduo que quer estabilidade, ou seja, segurança, aposta nos concursos para o Serviço Público. Cargos que há muito eram ocupados por pessoas de nível médio hoje o são por pessoas de nível superior. Bancários que ingressam, são na maioria pessoas de nível superior. De Agentes Penitenciários que ingressarão no próximo mês de agosto, a maioria é formada em Direito. Quem imaginaria há dez anos que um carcereiro poderia ser um advogado?
As coisas mudam e nós com mais de 50 anos, estamos literalmente perdidos.