terça-feira, 17 de julho de 2007

Separação difícil

Prosseguem as interpretações e discussões sobre as vaias a Lula na abertura do Pan [a gravidade do assunto é manchete de O Globo de hoje]. O mais incrível é que muitos dos “intérpretes” não aceitam que Lula possa ser criticado com vaias. Parece-nos que há um sentimento autoritário inequívoco envolvendo os seguidores do presidente.
Mas é claro que não podemos nem devemos desrespeitar a instituição Presidência da República, encarnada por Lula. No Brasil, no entanto, as coisas andam tão ruins – sob pontos de vista diversos, do econômico ao político-social – que fica difícil separar educação [que não é aceitação, mas respeito] de desaprovação.
E mais: é preciso entender que Lula não é Deus e que, ao contrário do que dizem alguns parlamentares petistas, quem vaiou não é necessariamente um público “conservador”. Até porque, segundo sabemos, o presidente nunca foi “de esquerda”.

CLAQUE

Lula vem a Santa Catarina depois de amanhã. Mais exatamente a São José, cidade vizinha de Florianópolis. A região é governada pelos tucanos e peemedebistas, notórios inimigos do PT no Estado. A saber se a claque petista vai comparecer à solenidade no Centro Multiuso para garantir os aplausos.

Nenhum comentário: