segunda-feira, 23 de julho de 2007

A revolução que Beto nos trouxe

Muito grato à leitura do fim de semana e aos comentaristas que apareceram aqui e lá na versão antiga. Ainda impossibilitado de me dedicar ao blog, por causa de compromissos externos, deixo algumas observações sobre aquela matéria da Manchete:
1 - Beto Stodieck, citado na reportagem, era realmente um revolucionário - nos dois sentidos do termo, o amplo e o restrito. Por isso, era "marcado" por alguns conservadores da época. Mas graças ao Beto nós evoluímos muito. Nos tornamos inclusive mais modernos. Diria que ele e sua trupe - Rômulo, Max, Peixoto, Dete Piazza, entre outros - promoveram uma segunda revolução modernista em Florianópolis. Eles incomodaram muita gente que ainda resistia às mudanças comportamentais e culturais na cidade.
2 - Foi a partir de Beto Stodieck - e, depois, também Cacau Menezes e Ricardinho Machado - que a nossa juventude começou a viver uns ares mais cosmopolitas.
3 - A música "Gaivota", referida aqui por um leitor [pseudônimo], foi composta por Gil no cárcere. Mas não chegou a ser um grande sucesso. Se bem me lembro, Ney Matogrosso gravou uma versão bonita. É o caso de resgatarmos essa obra, hoje meio oculta, da discografia de Gil.

Nenhum comentário: