terça-feira, 17 de julho de 2007

A penúria da família real

Ivan Lessa é um dos prodígios da imprensa brasileira. Quando menino, eu comprava O Pasquim para ver as charges de Jaguar e Henfil e ler o que escreviam Lessa e Paulo Francis. Diria, sem medo de errar, que muito da minha formação cultural se deveu à leitura semanal do Pasquim, que me proporcionou, num tempo muito difícil [ditadura militar, censura, livros escassos, nada de internet] uma visão interessante e crítica da realidade.

* * *

Pois redescubro Ivan Lessa no site da BBC-Brasil. Não é que ele continua me encantando com seus textos enxutos e extremamente bem-elaborados? A crônica de ontem [ele publica de dois em dois dias] está AQUI. Trata da súbita penúria em que vive a família real britânica, por causa dos altos custos de manutenção daquela aparência toda.

* * *

Acabei, inevitavelmente, fazendo um paralelo com o Governo Federal brasileiro. Melhor dizendo, com a família real lulista, a corriola toda incluída. Pois o Lula não andou defendendo, outro dia, o aumento dos impostos? Parece-nos claro que ele andou sabendo dos problemas financeiros da realeza britânica...

Nenhum comentário: