sexta-feira, 27 de julho de 2007

Autoridade

Nelson Jobim foi malhado por uma parte da mídia - os comentaristas e analistas - porque não teria vocação nem atributos para ser ministro da Defesa. É um argumento falho. O administrador público não precisa, necessariamente, comprovar uma alta especialização em qualquer coisa para ser competente. Antes um homem de autoridade, como Jobim, do que o "boa gente" Waldir Pires. Penso que Lula pode ter feito uma de suas melhores escolhas. A manchete dos jornais de hoje - de que o ministro coloca a segurança como prioridade na questão da aviação brasileira - indica o caminho a seguir. Resolvido o problema, que ninguém ainda soube como encaminhar, acabam as filas e atrasos nos aeroportos. Mas, cá entre nós, isso é coisa para meses.

2 comentários:

Anônimo disse...

Damião, concordo que a crise maior na Defesa é de autoridade, que o Valdir Pires foi muito mal colocado lá, etc. Mas minhas críticas, por exemplo, ao Jobim, são exclusivamente em cima de atos inclassificáveis deste senhor. O estupro à Constituição Federal, aproveitando-se da condição de redator, foi o mais grave atentado que a Carta Magna de 1988 já sofreu. Isso ainda antes de nascer. O ministro contrabandeou para dentro da constituição artigos que nunca foram votados em plenário. Outro ato deste senhor foi, ao final do curso de Direito da UFRGS, foi participar do roubo do sino que, tradicionalmente, marcava o início e o final das aulas na faculdade. O grupelho, que até hoje não devolveu o que roubou do patrimônio público, auto intitula-se "Ordem do Sino", num flagrante deboche. E dizem, alegremente e na maior cara de pau, que o sino só volta para a UFRGS quando o último da quadrilha morrer. Estes atos já falam por si, mais ainda há o comportamento flagrantemente político como ministro do STF, abusando de decisões questionáveis que só serviam para favorecer aliados políticos.
Abraço,
Marcelo Santos

Gus disse...

Se Ministro Nelson Jobim e o governador José Serra se entenderem - machete do Estadão: "Jobim e Serra lançam PPP de R$ 3,38 bi para Cumbica" - parece que o problema aéreo caminha para uma solução. É importante lembrar que o teto salarial do funcionário público foi um trabalho árduo e vitorioso de Nelson Jobim. Ele saberá impor-se como Ministro, pois, pelo que diz a mídia, Lula lhe deu carta branca.