sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Um repórter e uma dúvida

Se esse jornalista covardemente baleado no Distrito Federal é quem eu penso – Amaury Ribeiro Júnior – tenho recordações muito positivas dele.
Um certo Amaury Ribeiro Júnior trabalhou comigo no Jornal de Santa Catarina, em Blumenau, no ano de 1989. Conheci-o em Florianópolis para onde, que me lembre, ele tinha vindo trabalhar no Diário Catarinense, junto com outro jornalista procedente de São Paulo, Eurico (me foge o sobrenome). Decepcionado com o DC, procurou-me na sucursal florianopolitana do Santa, que ainda não era da RBS. Logo a seguir, fui chamado para chefiar a redação da sede do jornal. Não tive dúvida em convidar Amaury para me seguir. Afinal, era um repórter competente, atilado, inquieto e divertido. Convivemos durante alguns meses, choramos juntos com a notícia da morte de Raul Seixas (em agosto daquele ano), bebemos litros e litros de chope na Oktoberfest, passamos ótimas manhãs e noites conversando no Bude – grande bar às margens da Beira-Rio – etc. e tal.
Cansado daquela vida limitada de Blumenau, Amaury ganhou o mundo de novo. De vez em quando me ligava de algum lugar – "Tô em São Paulo", "Tô em Goiânia", "Tô em Belo Horizonte".
Muitos anos depois, eu estava na redação de O Estado e peguei a Folha de S. Paulo para ler. Na capa, começava uma matéria que era um furo: pela primeira vez, um repórter brasileiro conseguia entrevistar uma brasileira condenada à morte nos Estados Unidos. Nome do repórter: Amaury Ribeiro Júnior, da sucursal de Belo Horizonte.
Liguei para a Folha em BH. Cumprimentei meu amigo, perguntei-lhe como havia conseguido a entrevista. Ele me contou, na sua simplicidade meio caipira: "Eu estava na sucursal sem nenhuma pauta definida. Comecei a ler uma matéria sobre essa mulher. Vi o nome da penitenciária e da cidade nos Estados Unidos. Liguei para a telefônica e pedi socorro à atendente de Informações Internacionais. Ela me deu o número da penitenciária. Disquei pra lá e pedi para falar com a presa. Ela veio ao telefone e me deu a entrevista. Foi só isso".
Só.

* * *

Assistindo ao Jornal Nacional de hoje, quase tive certeza de tratar-se da mesma pessoa. Mas continuo em dúvida, apesar de pensar que, se foi o Amaury o jornalista baleado ontem (quarta-feira), é bem uma coisa que poderia ter acontecido com ele. Ousado, polêmico e destemido ele sempre foi. E sempre gostou de ser repórter de verdade, razão pela qual ganhou inúmeros prêmios nacionais.
Bem, e se esse não é o Amaury que eu penso, pelo menos valeu a lembrança – que divido com vocês, prezados leitores – de um grande e leal companheiro de trabalho.

Um comentário:

Unknown disse...

Damião, é o Amauri que trabalhou conosco em Blumenau sim. Baron