sábado, 24 de novembro de 2007

Jorge Lacerda, nosso governador intelectual




O governador na foto oficial (1956): morto tragicamente no exercício do poder. Na imagem do meio, capa do livro que comprei num sebo; na última imagem, dedicatória assinada pela viúva, pela filha e pelo organizador da obra

O ano que entra daqui a 37 dias assinala o cinqüentenário da morte do governador Jorge Lacerda, que estava no segundo ano de seu mandato quando, em viagem aérea de Florianópolis para o Rio de Janeiro, acabou vítima de um acidente no Paraná. Morreram também naquele desastre aviatório, em 16 de junho de 1958, o senador Nereu Ramos e o deputado Leoberto Leal.
Lacerda era um jovem de 43 anos e um verdadeiro fenômeno político. Médico e advogado, filho de imigrantes gregos, nascido em Paranaguá (PR), elegeu-se duas vezes deputado federal (1950 e 1954), pelo Partido de Representação Popular (PRP), pequena sigla ancorada na União Democrática Nacional (UDN).

Por causa de seu preparo intelectual e pelo conhecimento que tinha sobre Santa Catarina, tornou-se uma espécie de candidato natural à sucessão de Irineu Bornhausen (UDN) no pleito de 1955. A UDN não tinha nome forte para impedir a vitória do PSD, representado naquela eleição por Francisco Benjamin Gallotti. Assim, Lacerda, pela proximidade com o partido de Bornhausen, acabou sendo o escolhido.
Foi uma disputa apertada: o candidato governista fez 172.548 votos, contra 169.412 votos concedidos a Gallotti. [Eleitorado total: 496.185 – Votantes: 351.443].

Essa é a parte política sobre Lacerda, um governador que marcou seu curto período de mandato pela realização de obras fundamentais para Santa Catarina, entre as quais a construção da usina termelétrica da Sotelca (depois chamada Jorge Lacerda), em Tubarão (hoje Capivari de Baixo). Começou a asfaltar rodovias e também deu início às obras do Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis.

Mas Lacerda era muito mais que um político. Era um intelectual brilhante, dos mais destacados do Brasil na década de 1940. Formado em medicina e direito, deixou o Paraná e foi viver em São Paulo e Rio de Janeiro, onde trabalhou como jornalista. Fundou e dirigiu o suplemento literário Letras e Artes, do jornal A Manhã, até hoje considerado um dos mais importantes cadernos culturais do Brasil. Através dessa atividade, conviveu com os grandes intelectuais da época, como Augusto Frederico Schmidt, Otávio de Faria, Adonias Filho, Dinah Silveira de Queiroz, Carlos Drummond de Andrade, Otto Maria Carpeaux, Henrique Pongetti, Manuel Bandeira, Flávio de Aquino, o catarinense Salim Miguel, entre outros.
Lacerda conquistou o respeito dos leitores e dos escritores brasileiros, pela forma dedicada com que se debruçava sobre a cultura. Aliás, abandonou a medicina e o direito para abraçar o jornalismo cultural. E foi um mestre!

Um livro, uma dedicatória

Há uns tempos, garimpando bons livros num sebo de Itajaí, descobri uma raridade: "Jorge Lacerda – Democracia e Nação – Discursos Políticos e Literários (obra póstuma)". Editora José Olympio, Rio de Janeiro, 1960. Na folha de rosto, uma dedicatória familiar que dá ainda mais valor à obra: "Para os prezados primos... oferece(m) Kyrana, Irene e Nereu Corrêa. Fpolis, 18-1-1961". Nereu Corrêa, grande intelectual catarinense, foi o organizador do volume. Kyrana, a viúva do governador, e Irene, uma das filhas.Dessa preciosa obra, que conservo com muito carinho, extraí o texto sobre Santa Catarina que vai publicado no próximo post. [Role a página para cima].

Um comentário:

IARA ODILA NOCETI AMMON disse...

MEU pai-SIDNEI NOCETI- JORNALISTA E EMPRESÁRIO- TAMBEM faleceu NESTE DESASTRE AVIATÓRIO...
DETALHES do objetivo de sua viagem ao RIO DE JANEIRO VOCE ENCONTRA NO livro de FRANCISCO PEREIRA - O VOO DA MORTE...
mas se voce tiver interesse
poderei enviar relatos...
ELE tinha 46 anos nascido em 21/11/1911] e deixou viuva minha mae ALAIDE GARCIA NOCETI com 37anos e 4 FILHOS
IARA ODILA NOCETI[17 anos] hoje AMMON- cirurgia dentista
IÇARA MARIA NOCETI 14 anos] hoje DEL CLARO -cirurgia dentista
IGARA EDITE NOCETI[10anos] hoje e VIEIRA-farmaceutica
SIDNEI NOCETI FILHO- engenheiro eletrico
sou Iara Odila Noceti Ammon rg72681
fui PROF.do Curso de ODONTOLOGIA
NO GRADUAÇAO E POS GRADUACAO ATE
1992- atualmente estou aposentada
meu end. AV. JORNALISTA RUBENS DE ARUDA RAMOS 2424 apto 302
meus telefones 32221885 residencial 91017178 celular
meu E-MAIL:iaraodila@gmail.com