sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Mudanças climáticas

Em seu livro "O Mestre-Escola Viaja no Tempo", publicado em 1978, contendo crônicas publicadas no jornal O Estado (edição do Governo do Estado, quando o governo se preocupava com a nossa cultura), o professor Abelardo Sousa abordava as mudanças climáticas em Florianópolis. "Estarão ocorrendo mutações climáticas?", era o título da crônica.

"Aqui, em nossa cidade, é comum, principalmente da parte de pessoas idosas, ouvir-se referências e comentários relativos a esse assunto. Dizem uns que as estações climáticas hoje não têm a regularidade de antigamente, quando verão era verão e inverno, inverno. Outros adiantam que elas estão com o seu início atrasado, pois as árvores começam a brotar e a florir quase no início do verão. Que este, em conseqüência, não começa mais em dezembro, mas em fevereiro. E assim, a regularidade das estações vai sendo, segundo eles, alterada por fenômenos que, no fim de contas, nem eles nem ninguém sabe explicar.
O mesmo se dá com as chuvas e com as secas. Há os que acham que chove mais hoje do que antigamente. E, ainda, encontramos os que são adeptos da teoria de que o inverno é, agora, mais rigoroso e mais longo, que não há mais verão, em contraposição aos que julgam que, nessas inversões climáticas, ocorre justamente o contrário. É um não-mais-acabar de opiniões, quase todas emitidas, via-de-regra, por entendidos, que, ao que parece, pouco entendem do assunto". (...)

Para respaldar seus argumentos, e sem poder recorrer de imediato ao mestre Seixas Neto (o nosso meteorologista de então), Sousa recua no tempo, ao século 19, mais precisamente às anotações de José Brazilício de Souza (autor da melodia do Hino de Santa Catarina), que era astrônomo amador. Durante quatro anos, Brazilício observou a natureza na capital catarinense, compilando informações sobre o clima. Alguns exemplos, citados na crônica:

ANO – DIAS DE CHUVA – TEMPERATURAS

1884 – 172 dias – 30ºC (janeiro) – 8ºC (junho)
1885 – 135 dias – 30ºC (janeiro) – 12ºC (março) – 8ºC (junho)
1886 – 142 dias – 33ºC (janeiro) – 16ºC (fevereiro) – 4ºC (junho)
1887 – 169 dias – 37ºC (janeiro) – 10ºC (outubro)

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Segundo Brazilício – citado por Abelardo – "o clima na nossa ilha é quente e úmido durante quase todo o ano. O seu verão é muito longo, enquanto o inverno se manifesta somente uns poucos dias".

Finaliza o professor Abelardo: "Sempre que, no verão, houve temperaturas baixas, verifica-se o registro de 'forte vento Sul', ocorrência que provavelmente deu origem ao dito da sabedoria popular na ilha: 'inverno em Florianópolis é o vento Sul'.
Enfim, para mim, leigo, parece que muito pouca coisa mudou, neste particular. Contudo, com a palavra os experts na matéria".

- - - - - - - - - - -

(*) O professor Abelardo Sousa foi um dos cronistas admiráveis de Santa Catarina no século passado. Nasceu em Florianópolis em 18 de fevereiro de 1920 e morreu em 1986. Foi professor e inspetor geral do ensino (mestre-escola) em Santa Catarina. Era também músico, autor de hinos, canções e marchas carnavalescas.

Nenhum comentário: