terça-feira, 28 de agosto de 2007

Nomes esquisitos

A Polícia Civil chamou de Aurantiun uma operação para prender estelionatários envolvidos com fraudes relativas ao extinto Fundo 157. Aurantiun? Por que não um nome mais compreensível? [É o mesmo caso daquela Hurricane, desencadeada pela Polícia Federal, e traduzida para o português pelos telejornais da Globo. Virou o que deveria ser - Operação Furacão].

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Damião,

Segue uma possível explicação para esse nome:
Citrus Aurantiun é o nome científico de um tipo laranja. E laranjas estão diretamente relacionados à sonegação fiscal. Diante disso, fica uma dúvida maior ainda: as polícias têm equipes especializadas em criar nomes de operações? Quanto ganha um sujeito que cria um nome desses para uma operação policial?
Rogério

Anônimo disse...

Os nomes das operações têm múltiplas inspirações (ou seriam pirações?), a maior parte delas é de criação de Zulmar Pimentel, um policial amazonense que agora trabalha em Brasília. São uma ótima estratégia de marketing da PF, além de estimularem a curiosidade da gente pra saber a relação dos nomes com os crimes. Polícia também é cultura, Damião!

Carlos