quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Ainda Noblat

Outras considerações do jornalista Ricardo Noblat, durante sua palestra no "Brasil em Debate", promovido pela Assembléia Legislativa catarinense, tendo a questão dos blogs como foco central:

– Tenho esperança de que os jornalistas possam se tornar pessoas menos arrogantes.

– A gente tem que privatizar o noticiário. Hoje o noticiário é estatizado. A imprensa se tornou refém das fontes oficiais. Os jornais dão as mesmas notícias todos os dias, porque ficam girando em torno dos mesmos assuntos.

– A queda na tiragem dos jornais impressos não é de se lamentar. Nós estamos vivendo uma revolução.

– Os jornais impressos não serão os mesmos no futuro. Esse modelo de jornal impresso, com notícias de ontem, não vai continuar. O jornalismo on line traz informações mais fáceis, instantâneas.

– O autor do blog tem que assumir o que escreve, não tem a quem culpar.


Neste ponto, Ricardo Noblat contou uma anedota ótima:

Um sujeito queria muito ser ator. Fez de tudo para representar corretamente, entrou em escolas especializadas, atuou em grupos amadores. Mas não convencia ninguém. Depois que recebeu uma herança, deixada por um tio rico, prosseguiu em sua obsessão. Comprou um teatro. Escalou-se para representar "Hamlet", o clássico drama de William Shakespeare. Ele no papel principal, é claro. Platéia lotada, começou a encenação. Um grupo de espectadores deixou o teatro, vaiando a montagem. Outro grupo foi embora. Mais um e mais um. Até que os últimos espectadores começaram a depredar o teatro. Então, o "ator" gritou do palco: "'Peraí, gente. Não fui eu que escrevi esta merda".

Nenhum comentário: