quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Candidatos a imortais

Alguém havia especulado que o governador Luiz Henrique da Silveira seria candidato a uma cadeira na Academia Catarinense de Letras, na vaga aberta com a morte de Almiro Caldeira de Andrade. Muita gente ficou preocupada porque, afinal, LHS não é, digamos assim, um homem de letras. Muito menos alguém que apóie a cultura catarinense com aquela vibração que se espera de um governador. Se fosse candidato, e se fosse eleito, seria estranho, para se dizer o mínimo.
Mas já há uma lista formada para o pleito que acontece em novembro. LHS está fora. Quem está lá: Neida Rocha Wobeto, que não conheço; Oswaldo Della Giustina, pesquisador e professor; Luiz Carlos Amorim, poeta e grande batalhador da cultura; Oldemar Olsen Jr., romancista, poeta, polemista e também grande batalhador da cultura.
Como não sou acadêmico, não posso votar. Mas arrisco em dizer que, dentre todos, Della Giustina e Olsen Jr. devem dividir os votos dos nossos imortais. Até porque, são os dois que têm mais destaque estadual e nacional em suas carreiras.

Nenhum comentário: