terça-feira, 23 de outubro de 2007

Pano pra manga

Quando escrevi aqui, na semana passada, que era preciso um perdigueiro para descobrir os outros nomes dos indiciados pela Polícia Federal na Operação Moeda Verde, acertei em cheio: a matéria que o Diário Catarinense publica hoje, revelando todos os que constam da relação elaborada pela delegada Júlia Vergara (54 pessoas), é assinada pelo jovem repórter João Cavallazzi, com a colaboração dos também jovens Felipe Pereira e Diogo Vargas.
A rigor, o indiciamento do prefeito Dário Berger não surpreende a ninguém. Muitos vereadores e outras lideranças da cidade, inclusive empresariais, tinham certeza de que isso aconteceria, da mesma forma que a inclusão no inquérito do empresário Carlos Amastha, empreendedor do Floripa Shopping. Há secretários municipais e funcionários públicos na lista, o que não chega também a constituir surpresa, uma vez que a prefeitura foi um dos focos da investigação da PF.
A publicação de todos os nomes vai produzir ampla repercussão na cidade a partir de hoje, com graves reflexos para a atividade política na Capital. Berger passou recentemente para o PMDB, seguindo uma estratégia traçada pelo governador Luiz Henrique a Silveira. É evidente que o PMDB sofrerá as conseqüências, ainda que os nomes históricos do partido nada tenham a ver com tudo isso. Mas estamos todos convictos que LHS como chefe político, francamente, deixou a desejar, para se dizer o mínimo.

Mas é preciso, enfim, esclarecer que o indiciamento não significa, necessariamente, a indicação final de culpa. Na verdade, todos os acusados têm direito a ampla defesa, podendo apresentar seus argumentos de acordo com os prazos e as determinações da Justiça Federal. Em outras palavras, os 54 nomes relacionados no inquérito são, até aqui, apenas suspeitos pelos crimes apontados pela Polícia Federal.

A matéria completa do Diário Catarinense está AQUI.

Nenhum comentário: