sábado, 27 de outubro de 2007

Armando Carreirão, um homem do cinema

O cineasta Armando Carreirão, primeiro da esquerda para a direita, na redação do extinto Jornal da Semana, em 1980. Ele morreu neste sábado, aos 82 anos, deixando uma obra inestimável: documentários sobre Santa Catarina realizados entre os anos 1950 e 1960.
Os outros personagens da foto, ainda da esquerda para a direita: Bento Silvério (também já falecido), Salim Miguel e este blogueiro. Nesse nosso encontro, eu, Bento e Salim entrevistamos Carreirão sobre o filme “O Preço da Ilusão”, primeiro longa-metragem realizado no Estado, do qual ele foi produtor. A entrevista que realizamos com o cineasta pode ser lida AQUI

Armando Carreirão atuou por trás das câmeras numa época em que não havia videotape. Tudo era filmado em celulóide. Como a televisão também não tinha se popularizado (os preços dos aparelhos eram proibitivos para a imensa maioria da população), os cinejornais eram exibidos antes dos filmes nos principais cinemas do Estado. Era a grande mídia da época, servindo para divulgar tanto as belezas de Santa Catarina, quanto os feitos do governo ou até lances esportivos.

Nenhum comentário: