terça-feira, 30 de outubro de 2007

Uma idéia de jerico


Hoje deputado estadual, Jandir Bellini (PP) foi um dos prefeitos mais dinâmicos e criativos que Itajaí já teve. Sua administração marcou época: ficou oito anos no poder e legou importantíssimas mudanças para aquela histórica cidade catarinense, situada a 90 quilômetros da Capital e sede de um dos portos mais destacados do País. Foi ele, aliás, quem modernizou o porto, em parceria com a iniciativa privada.

Bellini, querido pelo povo de sua cidade, não conseguiu fazer o sucessor em 2004. A onda vermelha falou mais alto e o PT elegeu o único prefeito de cidade grande do Estado naquele ano... justamente em Itajaí.
Até aí, nada de mais, nem de menos, porque democracia é isso mesmo.
Mas o PT de Itajaí, em especial o prefeito Volnei Morastoni, faz coisas incríveis.
A última, entre tantas trapalhadas: pretende desfazer uma das melhores obras de Bellini, que foi a transformação da Rua Hercílio Luz em calçadão. A via, onde está concentrado o maior número de lojas da cidade, tinha um trânsito impraticável, por causa do grande número de pedestres e ciclistas: a caminho das compras, eles tomavam conta da rua, se misturando aos carros.

Pois Bellini levou adiante o seu projeto de fechar a Hercílio Luz para o tráfego de veículos. Só pedestres, nem bicicletas!

Sempre que vou à cidade, circulo por lá, cumprindo com muito prazer os 700 e tantos metros entre a igreja matriz e o píer turístico junto ao rio Itajaí-Açu. Num desses passeios, no ano passado, registrei a apresentação do boi-de-mamão (foto acima), durante a 2ª Roda de Culturas Populares promovida pela prefeitura. No piso onde se vê os “bois”, antes era asfalto.

Pra encurtar a história: pressionado por certos setores econômicos (dizem que a construção civil é que está empurrando o prefeito contra a parede), Volnei Morastoni quer recolocar os carros no espaço das pessoas, e ainda gastando cerca de R$ 1,5 milhão para destruir o calçadão. O argumento é de que o movimento do comércio caiu muito (sic) e que as construtoras não podem erguer seus arranha-céus, porque ninguém vai comprar apartamentos ou salas comerciais numa rua onde não é permitido o tráfego de automóveis... Como os automobilistas compradores de apartamentos e salas chegariam aos seus prédios com seus bólidos importados?

Prefeito: se persistir nessa balada, o senhor vai fazer o caminho inverso do que faz o mundo civilizado. Se o seu governo é popular, como diz o slogan maniqueísta e modorrento, o senhor também está na contramão. Que falta de sensibilidade e inteligência!

Nenhum comentário: