sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Menos violência

Especialistas do setor asseguram que o número de homicídios vem caindo progressivamente, desde 2003, não só por causa das ações policiais nos centros urbanos, em especial nas áreas críticas. Para alguns estudiosos – e mesmo para autoridades – as ações sociais de emergência, envolvendo organizações não-governamentais, têm contribuído para amenizar o quadro, porque retiram das ruas os jovens que seriam cooptados pelo tráfico. E todos sabemos que os jovens são autores e vítimas preferenciais da violência praticada com armas de fogo.
É preciso admitir também que os programas sociais do Governo Federal também ajudam. As “bolsas” distribuídas a rodo para a população pobre representam, para essa gente, um mínimo de esperança. É triste, mas é verdade.
Outra análise é que a população aumenta e o número de homicídios decresce. Não deixa de ser um fato relevante.

[O que o Ministério da Saúde apontou: entre 2003 e 2006 o número de assassinatos com armas de fogo caiu 17,68% em Santa Catarina].

Um comentário:

Gus disse...

Não acredito que as "bolsas" contribuam para minimizar a violência. Nem as ONGs que, geralmente, somente servem para enriquecer os seus dirigentes. Para diminuir a violência: EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA e POLÍCIA.