segunda-feira, 8 de outubro de 2007

O conselhão do governo

Querendo sempre parecer moderno, o governador Luiz Henrique da Silveira deu posse a um Conselho Consultivo Superior, que tem entre seus figurantes o ex-piloto Nelson Piquet e o jornalista Lucas Mendes, além dos inevitáveis Domenico de Masi e Fernando Marcondes de Mattos (ele mesmo). Estão lá também o ex-senador Jorge Bornhausen, o ex-governador gaúcho Germano Rigotto (não entendi), empresários pesos-pesados e o professor Alcides Abreu, o homem que criou o Banco do Estado de Santa Catarina (Besc), no início da década de 1960.
Ao definir o conselhão como "superior", o governador Luiz Henrique já disse, com todas as letras, que quem não está no conselho é "inferior".
Para falar de uma área que conheço bem, posso dizer com todas as letras que é assim que o governador tem tratado, por exemplo, a cultura catarinense nos últimos quatro anos e meio.
Sem contar o que o governo tem feito pela educação e por outros setores fundamentais, como a saúde.

Se fosse para constituir um conselho dessa natureza, o governador deveria ter chamado para compô-lo algumas pessoas centrais em Santa Catarina, como os ex-governadores (e pouco importa seus partidos), representantes dos sindicatos de servidores, artistas, escritores, professores, aposentados, médicos, jornalistas, estudantes, policiais civis e militares, engenheiros, arquitetos, magistrados etc. e tal (um de cada categoria, é claro). Este sim, seria um conselho superior, pelo menos um conselho superior da cidadania, não das elites empresariais e políticas.
Do jeito que está formado o tal Consult, temos mais um exemplo do espírito de nouveau-richisme do atual governo.

Nenhum comentário: