segunda-feira, 22 de outubro de 2007

A penúria das estradas

Quem viaja muito, como este blogueiro, acaba conhecendo os buracos das estradas com a palma da mão. Quando consertam as rodovias, a gente até estranha... Cadê aquele meu buraco favorito, ou aquela ondulação, ou aquela rachadura?
Mas tem uma coisa que nos intriga sempre: Santa Catarina é um Estado turístico. Recebe milhões de visitantes durante a temporada de veraneio. Apesar disso, obras absolutamente necessárias – como os dois viadutos que estão sendo construídos no trevo de Governador Celso Ramos e Balneário Camboriú – são iniciadas justo quando uma nova temporada está para começar. O resultado são engarrafamentos imensos e inevitáveis acidentes – em especial quando chove, como na semana passada.
Tem mais: estranhei ontem, ao passar pelo túnel do Morro do Boi, em Balneário Camboriú, que aquela passagem esteja restrita a meia pista. Fui investigar e descobri que a causa: são fissuras que apareceram na rocha escavada para construção daquela obra de arte. Fissuras na rocha? Que coisa mais estranha...
Ah, e nem venham culpar o governo Lula pelos problemas na BR-101 Norte. A duplicação da 101 Norte foi realizada na administração de Fernando Henrique (inclusive o túnel). O que o DNIT faz hoje é completar o que FHC não cumpriu (e que era exigência contratual com o BID).

Nenhum comentário: