quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Noblat entre nós


O mais conhecido entre os blogueiros do Brasil, jornalista Ricardo Noblat, esteve na noite de hoje (quarta) em Florianópolis, dentro da programação "O Brasil em Debate", na Assembléia Legislativa.
Foi uma aula sobre jornalismo on line. Literalmente: quase 90% da platéia era constituída por estudantes dos cursos de comunicação social das nossas universidades (UFSC, Univali, Unisul e Estácio de Sá). Uma juventude inquieta, de dar gosto de ver e ouvir (eles perguntaram muito).
Noblat discorreu sobre o fenômeno dos blogs - cujo número estimado no mundo é de 72 milhões -, uma verdadeira revolução na comunicação, que desperta discussões valiosas sobre o futuro do jornalismo. Uma das questões levantadas pelos estudantes foi justamente voltada à profissão: se os jornais impressos tendem a desaparecer, o que será dos novos jornalistas? "Vão continuar trabalhando como repórteres, para os blogs, para os sites noticiosos", afirmou Noblat. Não há risco quanto a isso, exceto, talvez, pela exigência de muito mais qualidade e credibilidade. Jornalistas que escrevem mal e porcamente, em muitos jornais, como acontece hoje, estarão fora do disputadíssimo mercado on line, onde vai prevalecer o talento, também conhecido como preparo ou capacitação.
Mas voltando ao papo de Noblat, algumas características do blog destacadas por ele:

1 - linguagem renovada ("graças a Deus não inventaram manual de redação para blogs. Espero que não inventem nunca")
2 - convergência de mídias ("blog é jornal, rádio e TV ao mesmo tempo")
3 - se aproxima do ponto de vista do cidadão comum
4 - simplicidade do meio
5 - velocidade
6 - fato, análise e opinião
7 - trabalho solidário (redes de blogs)
8 - interatividade
9 - espaço democrático
10 - prestação de serviços
11 - capacidade de mobilização
12 - jornalismo de grife ("é pessoal, não se terceiriza; blog tem nome, tem impressão digital")

As conseqüências da dobradinha internet/blog, segundo Noblat:
- Eu sou o veículo (blog)
- Todos produzindo conteúdos (blogs)
- Fim do monopólio dos jornalistas
"O que fará o diferencial será a credibilidade e a qualidade", assinalou.

Noblat citou também a nova mídia, com o exemplo do OhmyNews, jornal on line publicado na Coréia, que introduziu um novo conceito de notícia - a notícia como produto de troca, ou seja: não é um produto de mão única. O Ohmynews tem mais de 700 mil acessos por dia e não tem repórteres em seus quadros: quase todo o material informativo é enviado pelos leitores e reescrito pelo editor, o senhor Oh.

Concluindo: foi uma grande noite na Assembléia Legislativa. Transcrever aqui tudo o que foi dito pelo mestre seria impossível. Coloquei alguns pontos básicos da palestra e, mais adiante, passo outras considerações feitas por Noblat, inclusive suas críticas ao jornalismo praticado pela chamada grande mídia brasileira.

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