segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Os preferidos e as tendências

O assunto em todas as rodas é o visível desgaste político do prefeito Dário Berger, que apareceu mal posicionado na pesquisa do Ibope divulgada pelo DC no fim de semana. O alcaide é o terceiro colocado: à sua frente, com 21% e 18%, estão a ex-prefeita Angela Amin e o ex-governador Esperidião Amin.
Nas análises que circulam por aí, a possibilidade de Berger não concorrer à reeleição vem sendo muito fortalecida, embora, ao que se sabe, o governador Luiz Henrique da Silveira já esteja trabalhando intensamente para evitar que Angela ou Esperidião sejam eleitos (e caso sejam candidatos, o que ainda não está decidido).
A verdade é que Berger só será candidato se tiver garantia de muita verba para a campanha e um poderoso esquema de marketing, que consiga maquiar os aborrecimentos que ele teve nos últimos dois anos, além de mostrar as obras sob uma perspectiva, digamos, fantasiosa. O apelo à superprodução publicitária foi um das armas usadas pelo atual prefeito na campanha de 2004 e pode ser repetida em 2008. É esperar para ver.
Nos outros números da pesquisa, poucas surpresas. Cesar Souza Júnior (DEM) com 10% é resultado do trabalho de marketing que o deputado estadual, herdeiro do veterano comunicador popular, vem fazendo. Ele fala nas emissoras de rádio do pai, e também no programa da TV Barriga Verde, quase todos os dias. E não é só em Florianópolis: na Guararema do Vale do Itajaí, que transmite a partir de Brusque, Souza Júnior também é estrela.
Surpreendentes são os números das esquerdas. Angela Albino, potencial candidata do PCdoB, atual vereadora e futura deputada estadual (é primeira suplente e deve assumir uma cadeira a partir de janeiro de 2009), tem só 4% na pesquisa do Ibope. Mas é preciso admitir que ela, assim como Souza Júnior, ainda não fez campanha direta para a prefeitura. Se disser que é pré-candidata e começar a explicar seus planos, sobe na pesquisa. O povo de Florianópolis, está provado, gosta de mulheres no comando da prefeitura, mesmo que sejam visíveis as diferenças ideológicas entre elas.
É necessário também aceitar uma especulação que corre fluentemente nos bastidores: se Esperidião e Angela decidirem não disputar a prefeitura, é possível que se abracem com uma candidatura alternativa – PT ou PCdoB.

Nenhum comentário: