quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

O foto-teste

Não havia prédio para tomada da foto que publicamos aqui ontem. Tampouco seria possível registrar a imagem a partir da torre da Catedral, ponto mais alto da cidade na década de 1940, porque o templo católico está à direita da foto, bem deslocado. Meu palpite é de que a imagem foi clicada a partir de um pequeno avião, com uma lente bem poderosa (se é que havia naquele tempo, mas acho que sim).
E de fato, temos ali ao centro a Avenida Hercílio Luz antes do alargamento. A primeira rua perpendicular que aparece é a Anita Garibaldi, onde há hoje o Hotel Oscar (construído na década de 1950) e o posto de combustíveis da Petrobras.
É interessante observar que não há na imagem qualquer sinal do canal construído no governo de Hercílio Luz e que deu o primeiro nome à via (Avenida do Saneamento). Procurei alguma outra foto ou desenho que pudesse me esclarecer. Mas como estou sem tempo, deixo a complementação em aberto. O que é correto, mesmo, é que à frente estão o Instituto de Educação Dias Velho (até há pouco Faculdade de Educação da Udesc), onde o governador Luiz Henrique fez o ginásio e o científico, e a Academia de Comércio, também conhecida como Academia Jacaré.

Nenhum comentário: