sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Um lugar muito especial

Capa do livro de Aderbal João Philippi, lançado em 1995, com apoio do Instituto Teuto-Catarinense de Cultura. A obra é indispensável para quem precisa conhecer a história dos alemães em Santa Catarina, principalmente nossas autoridades


Talvez as nossas doutas autoridades não conheçam bem a História de Santa Catarina. Mas é possível clarear algumas mentes, torcendo para que ainda existam mentes abertas, respeitosas e democráticas entre os nossos governantes.
Dito isso, vamos lembrar que os primeiros imigrantes alemães, num total de 276 pessoas, chegaram a Desterro (hoje Florianópolis) em 7 de novembro de 1828, desembarcando do brigue Luiza. Cinco dias depois, o bergatim Marquez de Vianna trouxe mais 359 pessoas. Esses pioneiros ficaram na capital da Província (hoje Estado) até março do ano seguinte, quando foram transferidos para área onde seria fundada a colônia de São Pedro de Alcântara.
Quase todos vieram da região do Hansrück, uma região muito pobre do que seria, mais tarde, o Estado alemão.
Traídos pelas autoridades do Império e sobrevivendo em condições difíceis na colônia de São Pedro, muitos rumaram para outros lugares de Santa Catarina, fundando povoações no Alto Biguaçu, Vale do Itajaí, Vale do Braço do Norte e Planalto Serrano.
O fluxo migratório alemão para São Pedro durou até a década de 1860, conforme registra o historiador Aderbal João Philippi, em seu livro "São Pedro de Alcântara – A Primeira Colônia Alemã de Santa Catarina".
Alguns dos sobrenomes mais conhecidos da política, da cultura, do funcionalismo público, da Igreja Católica, do magistério, de inúmeras profissões e do mundo empresarial catarinense têm raízes entre aqueles pioneiros. Estes, que pesquisei no livro de Aderbal, são alguns exemplos:

Backes, Bauer, Baungarten, Becker, Besen, Bins, Bornhausen, Büttner, Colin, Deschamps, Fischer, Görent (Gerent), Heinzen, Hoffmann, Höschl (Hoeschl), Junkers (Junkes), Kehrig (Koerich), Klasen (Clasen), Kretzer, Lohn, Ludwig, Martendahl (Martendal), May, Meier (Mayer, Meyer), Michels, Müller, Petri, Petry, Philippi, Prim, Reitz, Schäfer (Schaefer), Schmitt, Schmidt, Schmitz, Schneider, Schüttel, Stähelin, Stein, Waldrich (Waltrich), Weber, Wendhausen, Werner, Zimmer, Zimmermann.
Nota - Os que estão entre parêntesis são sobrenomes alterados e como são conhecidos hoje.

Curiosidades

* O ex-senador Jorge Bornhausen é trineto do pioneiro Jakob Bornhausen
* A ex-prefeita de Florianópolis, Angela Amin, é Heinzen por parte de pai e Schmitt por parte de mãe
* O atual prefeito de São Pedro, Ernei Stähelin, é descendente direto dos pioneiros
* Além de alemães, também suíços, belgas e açorianos participaram da formação da colônia

SAIBA MAIS

* São Pedro de Alcântara pertenceu primeiro a Desterro, mas quando São José se desmembrou da Capital, em 1833, passou ao controle do novo município. Em 1844, São Pedro foi elevada a freguesia.
* Foi elevado a município através da lei 9.534, de 16 de abril de 1994. O 16 de abril é a data oficial de aniversário. É o município mais jovem de Santa Catarina
* É Capital Catarinense da Colonização Alemã – Lei 13.173, de 29 de novembro de 2004
* População estimada em 2006 – 3.868 habitantes
* Área total – 140 km²
* Rodovia de acesso – SC-407 (a partir da BR-101)
* Distância da capital – 31 km
* O ano de 2008 assinala o 180º aniversário da chegada dos primeiros colonos alemães a Desterro. Em 2009, será o 180º aniversário de fundação de São Pedro de Alcântara

É pouco?

Para mais informações, recomendo a leitura do documento que está no site da prefeitura, "180 anos da colonização alemã em Santa Catarina x centro de triagem" (AQUI). O documento abre direto em PDF.

2 comentários:

Filipi disse...

Damião, recomendo também os livros do Toni Jochen:

1) São Pedro de Alcântara 170 anos depois...

http://www.tonijochem.com.br/saopedro_anosdepois.htm

É um livro fininho, cerca de 100 páginas com uma linguagem bem simples e ótimo pra quem sabe pouco ou nada sobre a cidade.

2) São Pedro de Alcântara - Aspectos de sua História.

http://www.tonijochem.com.br/livro_sp_aspectos.htm

Este é um pouquinho maior, umas 300 pags. É um conjunto de artigos de vários estudiosos e admiradores da história dos imigrantes alemães em SC.

Os dois são baratinhos e valem e pena serem lidos.

Tem um livro que eu vi lá na feira do Livro, que está acontecendo na alfândega, em Floripa: São Pedro de Alcântara, Memórias de Nossa Terra e Nossa Gente; de Osvaldo Deschamps. Este eu não li, apenas dei uma olhadela e parecia ser interessante.
http://www.tonijochem.com.br/livro_memorias_terra_gente.htm

Filipi disse...

Mais uma curiosidade:

O deputado federal Gervásio Silva é de São Pedro de Alcântara.